noticias

Como ensinar os nativos digitais?


Quando o assunto é tecnologia, muitos pais e educadores acabam não compreendendo o comportamento dos jovens. Muito pela facilidade com que estes utilizam os recursos tecnológicos, como a internet, as redes de relacionamentos virtuais, além de dispositivos móveis, como os celulares e os tablets, os quais disponibilizam o acesso imediato à informação e à comunicação.

As atuais gerações de crianças e jovens, também chamados nativos digitais, já nasceram inseridas no mundo tecnológico e, portanto, agem naturalmente com relação às situações que a tecnologia esteja presente. Isso, entretanto, não as impedem de estarem sujeitas a perigos, como o uso exagerado desses meios, o risco de serem expostas pela falta segurança ao publicar informações, fotos pessoais nas redes sociais, entre outros riscos reais. São os pais, a família, a escola, os professores e educadores quem devem estar atentos a esses riscos, e a comunicação é fator imprescindível neste processo. Como lidar com as diferentes situações que os jovens acabam se expondo com o uso das tecnologias? Como educar os jovens para o uso saudável?

Para tratar desse e outros conflitos entre gerações, o livro Eles sabem (quase) tudo – O que ainda é preciso ensinar e o que se pode aprender com nativos digitais, da autora Betina von Staa, é uma ótima fonte para o diálogo entre pais e filhos, entre educadores e alunos. Lançado pela Editora Melo, em 2011, a obra é uma coletânea de experiências profissionais da autora, como também no convívio familiar. Para Betina, que é especialista em tecnologia educacional, “o livro surgiu com a intenção de ajudar tantos pais, professores, coordenadores e diretores que desejam descobrir para que a tecnologia lhes pode ser útil, como ela se integra na nossa sociedade, e o que fazer para que seus filhos e alunos tirem o maior proveito dessa ferramenta, evitando entrar em situações arriscadas”, diz.

Mesmo que a prática de educar os jovens envolva os mesmos princípios de obediência e ética, a tecnologia que utilizamos interfere diretamente nos jovens, que são cada vez mais interativos com o mundo a sua volta. Nessa interrelação entre os adultos e as jovens gerações, alguns questionamentos são decorrentes, como: a criança deve jogar muito no computador? Devemos incentivar as pesquisas escolares na internet? Os jogos no computador tornam os jovens mais espertos? São dúvidas que envolvem respostas aplicadas não só à educação, mas também ao aprimoramento do convívio familiar e social.


Autora Betina von Staa

________________
Serviço
:

Livro: Eles sabem (quase) tudo – O que ainda é preciso ensinar e o que se pode aprender com nativos digitais
ISBN 978-85-60911-30-1
Autora: Betina von Staa
Número de páginas: 160
Preço: R$ 40,00

 

 

 

 

Editora Melo
Site: www.editoramelo.com.br
Telefone: (41) 3033-8100

Contato da área de Comunicação:
Marcelo Martins
Assessor de Comunicação
(41) 3033-8122

1 Comentário para “Como ensinar os nativos digitais?”

  1. Boa noite.
    Visitei o site da Editora Melo pela primeira vez e me interessei muito por alguns livros principalmente esse acima. Moro na cidade de São Paulo e gostaria de saber se encontro este livro em alguma livraria aqui. A edição da revista aprendizagem nº 20 me interessou bastante, será que tem como adquirir somente essa edição? Aguardarei a resposta, desde ja obrigada!

Comente!