noticias

Editora Melo lança, em Curitiba, o livro Avaliar para nós é…


10/11/2011
Marcelo Martins (Editora Melo)

No dia 08 de novembro, em Curitiba, a Editora Melo lançou o livro Avaliar para nós é…na Livrarias Curitiba do Shopping Barigui. Juntamente com as autoras, a editora recepcionou os convidados com um coquetel e seção de autógrafos. O livro, voltado para os educadores, reúne a experiência e trabalho das autoras ao tratar o tema da avaliação sob aspectos que valorizam a aprendizagem do aluno.

As autoras Vera Lucia, Arlete, Luiza, Simone, Virginia e Laura
As autoras Vera Lucia, Arlete, Luiza, Simone, Virginia e Laura.

Na apresentação da obra, a autora Laura Monte Serrat Barbosa (também palestrante da Futuro Eventos) comentou sobre a necessidade de valorizar o fenômeno da aprendizagem de forma objetiva e subjetiva ao considerar a vivência do educando sob vários aspectos que possam contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social. Como sugere a capa do livro, na reverberação de ondas sobre as águas, a avaliação deve considerar essas ondas como elementos importantes que contribuem para a aprendizagem. Na sequência, as autoras fizeram uma emocionante dinâmica ao adicionar em um jarro com água cores que representaram os aspectos abordados no livro e que se entrelaçam no processo de avaliar.

Autoras demonstraram os aspectos que devem ser levados em consideração na avaliação pedagógica
Autoras demonstraram os aspectos que devem ser levados em consideração
na avaliação pedagógica.

Em entrevista, as autoras comentaram que a obra traduz o trabalho profissional de cada uma delas, além do resultado de 22 anos de trabalho em equipe. Para Laura, “o livro propõe uma nova maneira de olhar a avaliação, não só pelo ponto de vista objetivo e quantitativo nos resultados, mas também sob o olhar subjetivo ao levar em consideração a vida do educando ou grupo de alunos.” Luiza Maria Bernert acrescenta que a psicopedagogia envolveu toda a preparação da obra, “ao trabalhar o aprendiz, a psicopedagogia atinge todas as fases da vida, seja na infância, adolescência e fase adulta. Como estamos em constante aprendizagem, a avaliação é um ponto de vista muito importante para orientarmos as novas gerações, oferecendo caminhos para a aprendizagem delas,” complementa.

Para o comunicador Sílvio de Tarso, um dos convidados, a avaliação deve ser uma maneira objetiva e real que leve a compreensão e que considere as limitações e potencial do indivíduo. “O livro é um apelo à contemplação da existência. Ou seja, ao mesmo tempo em que se contempla o indivíduo sob o ponto de vista da psicopedagogia, fonoaudiologia e habilitações de cada um, nós, ao observarmos isso tudo também somos levados a observar a nós mesmos, o que nos leva a nos aprimorarmos, nos educarmos,” finaliza Tarso.

Convidado do evento
Comunicador Sílvio de Tarso,
convidado do evento
.

Fotos: Marcelo Martins


Saiba mais sobre o livro
.
________________
Serviço:

Livro: Avaliar para nós é…
ISBN 978-85-60911-23-3
Autoras: Laura Mont Serrat Barbosa, Arlete Z. Serafini, Luiza M. Bernert,
Simone Carlberg, Vera L. G. Sicuro e Virginia Alice R. C. F. de Oliveira
Número de páginas: 196
Preço: R$ 40,00

Comente!