Vencendo a inércia na escola


vencendo-a-inerciaAdemir Basso e Nelson Hein

O comportamento dinâmico de paradigmas é uma das características da sociedade moderna. Padrões são facilmente abandonados, ‘movimentos-pró’ cedem lugar a ‘movimentos-contra’ ou vice-versa, as tecnologias ultrapassam-se diariamente em busca do novo entre as novidades. O absoluto a tempos foi trocado pelo relativo. Porém a Escola ainda mantêm uma série de características e padrões que tem servido de modelo a várias gerações. Desde o planejamento até a avaliação escolar pouco, ou quase nada, tem-se modificado em décadas. Estará a Escola em Inércia?

Para discutir o tema, os autores inspiraram-se na obra do físico inglês Isaac Newton (1643-1727), especificadamente nos seus três princípios mais conhecidos: Princípio da Inércia, o Principio Fundamental da Dinâmica e a Lei da Ação-reação.

O livro aponta a situação inercial em que se encontra a Escola, aponta quais seriam as forças que a possibilitariam sair deste regime e adverte, sobre as reações decorrentes de ações promovidas.

Comente!