noticias

Análise dos problemas de aprendizado, pelo especialista Jaime Zorzi


Em entrevista para o Portal da Band, o médico-fonoaudiólogo Jaime Zorzi, especialista em crianças com dificuldade de aprendizado e autor do livro “Dificuldades de aprendizagem: dislexia e outros distúrbios”, lançado pela Edito Melo, comenta que as dificuldades de aprendizagem vão além dos problemas causados pela dislexia, um tipo de transtorno caracterizado pela dificuldade de associar sons, palavras e significados, geralmente detectado na infância.

O médico e professor comenta que a dislexia pode ser um problema comum entre crianças, mas outras condições físicas e mentais também podem estar envolvidas. Como o caso da audição e de visão que não precisam impactar totalmente os sentidos para serem consideradas impactantes. Com 50% da visão ou audição comprometida, a criança já precisa de ajuda na hora do aprendizado.

Além desses problemas citados, outros também podem comprometer a evolução da criança nos estudos, alguns vistos até com certo preconceito, como o retardo mental.
Jaime Zorzi afirma que o papel do professor e da avaliação multidisciplinar é imprescindível na hora de determinar o que possa estar envolvendo e comprometendo o aprendizado da criança. Independente do caso, o médico confirma que estes problemas são de políticas públicas, visto que com ações positivas e políticas de inclusão social, os pais podem lidar melhor com a situação.

A dislexia, comenta Zorzi, infelizmente ainda é um tipo de síndrome que não possui uma política pública no auxilio a crianças. O MEC (Ministério da Educação) possui apenas algumas diretrizes para identificar o problema, mas não como lidar com as crianças que possuem a síndrome, alerta o especialista.

Leia a matéria na íntegra.

 

 

1 Comentário para “Análise dos problemas de aprendizado, pelo especialista Jaime Zorzi”

  1. Prezado editor
    Sou o profissional que foi entrevistado para essa matéria denominada análise dos problemas de aprendizagem e solicito uma correção. Eu não sou médico e sim fonoaudiólogo. Por favor, façam a correção devida.
    Obrigado
    Jaime Zorzi

Comente!