Gestão escolar e inovação: reflexões sobre a avaliação, o currículo e a docência


Casemiro de Medeiros Campos

A inovação na gestão da escola é um desafio que se está impondo aos gestores. As transformações, em curso no mundo provocando rupturas na organização do modo de produção, pondo em cheque o trabalho, fizeram emergir o conhecimento como categoria central das novas relações e da vida social. Estas mudanças trouxeram novas referências para a organização dos processos tecnológicos, modificando as atividades produtivas. A compreensão destas mudanças é fundamental para se entender a dinâmica das relações movidas pelo crescente emprego das novas tecnologias em todas as esferas das relações humanas, e, com o sofisticado uso da internet, isto que permite a virtualização da vida. Estimulada por todo esse contexto, a escola vem incorporando as modificações provocadas pela revolução do conhecimento.

Mas, diante desses novos paradigmas, qual o papel da escola e da gestão escolar numa sociedade pós-industrial? A escola é uma instituição complexa. Ela tem como função social a socialização dos saberes para a formação integral do indivíduo. A gestão escolar se manifesta no âmbito de uma tensão de racionalidades que se coloca na base da sua estrutura: por um lado, o aspecto da humanidade; por outro, a dimensão da técnica. É neste contexto de conflito que emerge o processo decisório o qual orienta o papel do gestor na escola. O gerenciamento de uma escola requer a sensibilidade, a equidade e a identidade para com o saber-fazer humano.

Assim, é necessária uma sólida formação para que o gestor escolar tenha discernimento ao tomar uma posição ou mesmo implemente uma medida de cunho pedagógico ou realize algum investimento no aprimoramento da qualidade.

A função primordial do gestor escolar na condução do projeto político-pedagógico é zelar pela qualidade dos processos educativos. Isso implica que o foco das suas ações estejam direcionadas para a aprendizagem dos alunos. O gestor escolar é o responsável pelas experiências e pelos resultados da escola.

O autor.

2 Comentários para “Gestão escolar e inovação: reflexões sobre a avaliação, o currículo e a docência”

  1. otimo texto para fazermos uma reflexação

  2. Gostaria de saber tudo sobre gestão escola

Comente!