Capa

Excelência em Educação: que rumo seguir?

A Educação transforma. Em um país onde a Educação é excelente, os problemas são resolvidos mais facilmente, os cidadãos estão melhor preparados para fazerem acontecer e “o futuro promete”. Mas, infelizmente, não existe uma fórmula mágica que, quando aplicada, faz os países alcançarem a Excelência na Educação de uma hora para outra. O caminho até o topo pode ser tortuoso e complicado, mas as recompensas fazem todos os esforços valerem a pena. E é baseado nisso que o Educar/Educador e Bett Brasil 2014 propõe o seguinte debate: “Uma verdadeira imersão para a Excelência em Educação. Que rumo seguir?”.

Nos quatro dias de evento (entre 21 e 24 de maio), palestrantes, expositores, congressistas e visitantes conhecerão histórias de sucesso de instituições de ensino, organizações e empresas nacionais e internacionais que inspirarão profissionais das escolas públicas e privadas e dos órgãos de Educação do Brasil a descobrirem os caminhos que levam à Excelência. Terão também acesso a ferramentas tecnológicas que colaboram no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e muito mais. Nesta reportagem, você vai conhecer um pouco mais sobre a programação do evento, saberá quais são as novidades deste ano e se animará para fazer parte do maior encontro de Educação da América Latina.

A edição de 2014 marca a aquisição do evento pela i2i Events Groups, um dos principais grupos organizadores de eventos do mundo e que traz na bagagem a Bett, feira internacional de educação e tecnologia realizada há 30 anos em Londres e reconhecida mundialmente por ser um ponto de encontro global de alto nível.

Segundo Vera Cabral, embaixadora da Bett no Brasil, a associação de marcas fortes como Educar/Educador e Bett Brasil sinaliza o reconhecimento do potencial de expansão da Educação no País. “Tanto no plano do ganho de qualidade, melhoria do desempenho, das condições de acesso e de equidade, quanto da ampliação dos mercados, dos negócios no setor educacional a aliança entre Educar/Educador e Bett é excelente”.

 

Expediente

Edição Janeiro/Fevereiro – 2014

 

Diretores:

Marcos Muniz Melo
Luciana de Andrade Ribeiro Melo

 

Diagramação:

Ryan Augusto Domingos da Costa

 

Editora Melo

Publicidade

Endereço: Rua Rolândia, 1281

Pinhais/PR. CEP 83325-310

Tel: 41 3033-8100

Email: editoramelo@editoramelo.com.br

 

 

Colaboraram nesta edição

Alexandre Gobbo
Alexandre Ventura
Amábile Pacios
Anderson Cavalcante
Anne Taffin d’Heursel Baldisseri
Augusto Cury
Celso Antunes
Cinthia Fernandes
Cipriano Luckesi
Claudia Costin
Claudia Fadel
Cristina Sleiman
Daniel Dipp
Domenico de Masi
Donizetti Edilson Bastos
Dudu Braga
Eduardo Shinyashiki
Emília Cipriano
Esther Carvalho
Fernando Granato
Francisco Aparecido Cordão
Francisco José de Amorim Brito
Gustavo Moretto
Isabel Parolin
José Eustáquio Romão
José Moran
José Pacheco
João Alberto Steffen Munsberg
Marc Giget
Marcos Melo
Mauro Maldonato
Maurício Góis
Natasha Schiebel Brotto
Patricia Melo
Reginalda dos Santos
Rossandro Klinjey Irineu Barros
Silvia Cristina Rodolfo
Solange Villon Kohn Pellicer
Tom Coelho
Valdenice Minatel Melo de Cerqueira
Vasco Moretto
Vera Cabral
Victor Hugo Cezario de Oliveira


Fale Conosco:

 

Releases, comentários sobre conteúdo editorial, sugestões e críticas para a seção CARTA DO LEITOR;

Depoimentos, relatos para a seção ESTÁ DANDO CERTO;

Perguntas para a seção GOSTARIA DE SABER.

 

Tel: 41 3033-8100

Email: revista@revistaaprendizagem.com.br

Cartas: Rua Rolândia, 1281

Pinhais/PR. – CEP 83325-310

Sumário

Editorial


Caro Leitor

Pela primeira vez, o Brasil recebe o maior evento mundial de tecnologia educacional. E o palco deste marco inédito será o Educar/Educador, que a partir deste ano passa a se chamar Educar/Educador e Bett Brasil. Todas essas novidades só acontecem devido à aquisição do empreendimento brasileiro pela empresa inglesa i2i Events, pertencente a Top Right Group e também promotora da Bett Show, realizada em Londres há mais de 30 anos.

Pela relevância, ineditismo e credibilidade, tanto dos congressos pedagógicos quanto da feira de soluções, composta por empresas nacionais e internacionais, a Revista Aprendizagem organizou uma edição especial sobre o Educar/Educador e Bett Brasil, já considerado o maior evento do segmento em toda a América Latina e com expectativa de se tornar um dos maiores do mundo. Este grande encontro acontece de 21 a 24 de maio, em São Paulo.

O evento oferece seis congressos, com focos diferenciados: Bett Brasil (Congresso e Feira Internacional sobre Educação e Tecnologia), 21º Educador (Congresso Internacional de Educação), 10º Educador Management (Congresso Internacional de Gestão de Educação), 11º Avaliar (Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação), 9 º Infância & Cia (Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais) e 3º Profi tec (Congresso Internacional sobre Educação Profissional e Tecnologia). Além desta programação, a Educar/Educador e Bett Brasil proporciona dois importantes seminários paralelos: o Learn Live, dedicado à tecnologia aplicada à educação, e o Líderes em Educação, com a presença de autoridades, especialistas, líderes educacionais, influenciadores e tomadores de decisão do setor educacional brasileiro.

Certamente, este será um momento para a troca de conhecimentos, inspiração e apresentação de experiências inovadoras. O objetivo dos organizadores é fornecer orientação e discernimento para ajudar os educadores a lidar com a constante evolução do setor educacional, manter a atualização necessária para se adaptar e se preparar para as mudanças que ocorrem no mundo e, especialmente, na educação.

Por tudo isso, reunimos, neste número, diversos especialistas que são nomes confirmados em palestras, painéis, workshops etc. Artigos e uma coletânea de entrevistas servirão como um rico material para consultas e debates. Domenico de Masi, Augusto Cury, Mauro Maldonato, Marc Giget, Francisco Cordão, Emília Cipriano, Dudu Braga e muitas outras referências colaboraram para deixar esta edição inesquecível. Já a reportagem de capa faz um convite aos leitores para mergulharem em alguns dos projetos apresentados no evento, bem como depoimentos de educadores, secretários de educação, empreendedores etc.

 

Boa leitura! 

Patrícia Melo

Editora