Capa

Que rumo seguir para alcançar a excelência em educação?

O Educar/Educador e Bett Brasil movimentou um intenso debate, que pautou diversos temas com foco na melhoria da educação, como Avaliação, Inclusão, Gestão, Neurociência, Limites, Bullying e, especialmente, as Tecnologias Educacionais. Além das palestras, talk shows, mesas de debate e painéis, a maioria das empresas vindas de vários países preocupou-se em trazer conteúdo qualificado associado às inovações tecnológicas. Ou seja, a troca de informações, os questionamentos e a aplicação das soluções na prática – muitas vezes com os alunos, que também marcaram presença – deram signi-  cado ao que era apresentado.

Isadora Granda, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II, na escola COC Atibaia (que utiliza o Sistema COC de Ensino), gostou muito de fazer parte do evento. Ela e seus colegas participaram de uma aula, ao vivo, na Sala de Vidro da empresa Pearson. “No começo, fiquei olhando pelo vidro e percebi que era alvo de curiosidade e isso me deixou um pouco encabulada. Porém, conforme a aula foi se desenvolvendo, até esqueci que estava em uma sala de vidro e tudo ficou normal, porque a lousa digital, a professora e os colegas que lá estavam já fazem parte da minha rotina”.

O que foi visualizado nos quatro dias de evento mostra que é preciso falar de educação olhando para frente. Por isso, os conceitos como “colaboração”, “interatividade” e “criatividade” Isadora Granda, aluna do 8º ano, participou com seus colegas de aulas ao vivo dentro da Sala de Vidro da Pearson. foram os mais escutados pelos corredores, pois a busca por novas ideias e respostas envolve toda a comunidade escolar, desde alunos, gestores, família, professores, até empreendedores e o Estado. O resultado é o engajamento dos alunos em aulas mais divertidas e contextualizadas com sua realidade.

O encontro, que a partir deste ano somou-se à Bett Show, atraiu milhares de pessoas. Ao cobrir o universo educacional de ponta a ponta, o empreendimento contou com a participação de importantes nomes nacionais e internacionais, tanto de palestrantes quanto de empresas.

 

Expediente

Edição Março/Abril – 2014

 

Diretores:

Marcos Muniz Melo
Luciana de Andrade Ribeiro Melo

 

Diagramação:

Fernanda Lianna Will

 

Editora Melo

Publicidade

Endereço: Rua Rolândia, 1281

Pinhais/PR. CEP 83325-310

Tel: 41 3033-8100

Email: editoramelo@editoramelo.com.br

 

 

Colaboraram nesta edição

Almerindo Janela Afonso
Ana Maria Antunes
André Pestana
Andreia Naomi
Ariana Cosme
Beia Carvalho
Celso Antunes
Cris Poli
Dado Schneider
Dalmir Sant’Anna
Daltro Monteiro
Daniela M. Valerio Coelho
Edlene do Socorro Teixeira Rodrigues
Emerson Santos
Emília Cipriano
Francisca Paris
Gilmar Silvério
Helenice Augusta da Cunha
Isadora Granda
Ivone Braido Voltarelli
João Roberto de Araújo
José Papa Neto
Júlio Furtado
Luciana Maria Allan
Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos
Luciene Garcia Ferreira e Silva
Lucy Duró
Marcio Okabe
Marcos Melo
Marineide Clementino Braga
Mark Shashoua
Max G. Haetinger
Milton Larsen Burguese
Pavlos Dias
Priscilla Maria Bonini Ribeiro
Renato Casagrande
Roberalyne Roballo
Sandra Miranda
Sérgio Américo Boggio
Terezinha Rios
Thiago Chaer
Vera Cabral
Verônica de Souza Cruz
Ziraldo
Zita Lago


Fale Conosco:

 

Releases, comentários sobre conteúdo editorial, sugestões e críticas para a seção CARTA DO LEITOR;

Depoimentos, relatos para a seção ESTÁ DANDO CERTO;

Perguntas para a seção GOSTARIA DE SABER.

 

Tel: 41 3033-8100

Email: revista@revistaaprendizagem.com.br

Cartas: Rua Rolândia, 1281

Pinhais/PR. – CEP 83325-310

Sumário

Editorial


Caro Leitor

O evento Educar/Educador e Bett Brasil reuniu milhares de educadores de todo o País, no final do mês de maio, em São Paulo. Todos os participantes foram em busca de debates que respondessem ao tema central: que rumo seguir para alcançar a excelência em educação?

Em sua programação, o encontro apresentou palestras, talk shows, mesas de debate e painéis que pautaram temas como Avaliação, Inclusão, Gestão, Neurociência, Limites, Bullying e Tecnologias Educacionais. Para falar sobre esse último assunto, além dos congressos, os mais de 300 expositores concentrados nas feiras Educar e Bett também trouxeram conteúdo qualificado associado às inovações tecnológicas. Com isso, a troca de informações, os questionamentos e a aplicação das soluções na prática deram significado ao que era apresentado.

Anteriormente ao evento, a Revista Aprendizagem editou um número exclusivo sobre o Educar/Educador e Bett Brasil, com uma reportagem que trouxe cases, depoimentos de palestrantes, de executivos das empresas expositoras e de participantes. Uma coletânea de entrevistas com os principais âncoras do evento, bem como artigos de especialistas que marcaram presença em São Paulo também fi zeram parte desta edição. No entanto, pela relevância e dimensão do empreendimento, entendemos como necessário lançar outro número, mas, desta vez, com novos nomes de articulistas, entrevistados e resultados.

Dessa forma, a revista veicula uma Entrevista Especial com Milton Larsen, Diretor de Educação do Google, além da Reportagem de Capa, com depoimentos de Secretários de Educação, diretores de empresas educacionais e até de alunos. Nomes como Dado Schneider, Zita Lago, Luciana Allan, Terezinha Rios, Júlio Furtado, Almerindo Afonso também fazem parte do time de especialistas que nos brindou com a publicação de artigos.

 

Boa leitura! 

Patrícia Melo

Editora